Hoje, vamos conhecer dez dos maiores clichês do cinema que acontecem quando essas maravilhas do mundo moderno entram em cena.
Então, sem mais enrolação, vamos a eles:
"A concorrencia tá brava hoje em dia...." |
Essa é fácil. O filme está acontecendo... a mocinha e o mocinho têm uma briga, ela sai magoada e chorando. Aí basta esticar o dedo pra rua e gritar a palavra mágica.
-Taxi!
No mesmo segundo aparece um táxi prontinho para levá-la de volta pra casa e continuar a trama.
Mas atenção, essa regra uma excessão. Se por acaso um dos personagens precisar do taxi pra uma emergência, a regra se inverte. Misteriosamente todos os taxis da cidade desaparecem ou estão lotados!
"Ufa, quase atropelei aquela formiguinha!" |
É sério. Tá lá o tiozão, com aqueles óculos escuros descolados, dirigindo a 200 por hora.
Em linha reta.
Mas, pra te dar uma sensação de velocidade, o infeliz não para de girar o volante pros lados um segundo. Se o filme não mostrasse o take do lado de fora, indicando que estava numa reta, você podia perfeitamente acreditar que o infeliz estivesse dirigindo em um campo minado, desviando loucamente das bombas.
"Por favor, alguém traga uma bigorna" |
Ok, vamos pensar juntos. O diretor perdeu um tempão do filme exibindo aquele super-carrão mega valioso que não pertence ao herói do filme. Aparentemente, ele não tem função nenhuma na história, é só um exibicionismo puro e simples.
Acreditou? Tolinho inocente.... se apareceu um carrão ultra fodonástico na história e que não pertence a um protagonista, pode ter certeza que ele só tem um destino - ser destruído, amassado, destroçado, partido em mil pedacinhos. De preferência sem querer, atingido por um carango velho no meio de uma perseguição implacável, por um trator que desaba em cima dele por acidente, ou qualquer outro motivo bem irrelevante.
"Oh, e agora, quem poderá me defender?" |
A cena é clássica. A mocinha está apavorada, fugindo do monstro assustador, do serial killer, ou de qualquer outro vilão malvado e perigoso. Como é uma garota esperta, ela corre para o carro a fim de dar no pé. O que acontece?
Primeiro, ela se enrola com as chaves. As mãos tremem, ela não consegue achar a chave certa, não consegue acertar o buraco da fechadura... enfim. Logo em seguida ela acerta, mas - surpresa! O carro ameaça ligar, engasga, e não pega.
E a mocinha repete essa tentativa torturante enquanto o vilão se aproxima... oh, e agora, quem será que vai salvá-la?
"Uma mãozinha alguém?" |
.... mas não o vilão.
Rapazes de sorte, esses mocinhos.
Sempre que uma situação dramática como essa acontece, os carros ficam pendurados exatamente o tempo necessário para eles conseguirem escapar - nem um segundo a mais, nem um segundo a menos.
Já os vilões, pobres coitados, não têm a mesma sorte. Se estiverem no carro junto com o mocinho, é inevitável: o carango vai despencar exatamente um segundo depois de o mocinho escapar, e exatamente um segundo antes do vilão.
"Me dê sua força Pegasuuuuuuuus" |
Mr. Anderson, morra de inveja!
Os pedestres de Hollywood provavelmente ainda não são capazes de desviar de balas (será?), mas ninguém desvia de carros tão bem quanto eles.
Os motoristas do cinema podem ficar tranquilos. Se for necessário jogar o carro pra cima da calçada, ou até mesmo dirigir em alta velocidade dentro de um shopping center, não existe o menor risco para a saúde pública.
De fato, todos os pedestres de Hollywood possuem reflexos de ouro e treinamento atlético, eles são capazes de correr, saltar, se jogar, enfim, fazer qualquer coisa para não serem atingidos por um carro que passa quebrando tudo dirigindo onde não devia estar.
"Oh não, os freios falharam justo agora?" |
Ao que parece, os motoristas de cinema possuem algum código de honra de nunca usar os freios, a não ser que seja uma questão de vida ou morte.
Quando um vilão sabota os freios de um carro, o motorista é capaz de passear a cidade inteira sem perceber que tem alguma coisa de errado.
Eles devem ser péssimos motoristas - nunca diminuem antes de virar uma esquina, nunca param numa esquina pra olhar pros lados, nunca respeitam a preferência... só mesmo quando é uma situação de emergência, quando é um caso de vida ou morte, se tem um precipício à frente ou um caminhão vindo na contramão... só assim eles se lembram de usar os freios, e só nessa hora percebem que tem algo errado com eles.
"UHUUUL! Adrenalina pura, mano!" |
Ou de borracha.
Não importa o material, deixemos esse mistério para os físicos. O importante é que os carros do cinema são capazes de saltar enormes distâncias sem sofrer nenhum tipo de dano.
Nem as rodas, nem os amortecedores... todas as peças do carro são absolutamente invulneráveis ao impacto em altas velocidades, assim como o motorista também não sofre nada, mesmo que, segundo as estatísticas do ICDTO, 98,7% dos motoristas de filmes eletrizantes não usem cintos de segurança.
Pra que isso? Como todo bom Zé Fodão, basta segurar firme no volante e absorver o impacto com seus próprios braços, enquanto o carro dá uma balançadinha de leve e segue em frente, rumo à velocidade máxima!
"Ops, foi mal. Deixei cair um lenço." |
Ou alguma outra coisa altamente inflamável. O importante é que, em Hollywood, nada explode mais fácil que carros.
Qualquer tiro. Pode ser de perto, de longe, em movimento.... tudo bem, teoricamente poderíamos supor que o tiro acerta o tanque de combustível, mas como os tanques costumam ficar embaixo dos carros, e pelo menos na maioria dos filmes as balas não fazem curva, podemos concluir que, nas telonas, os carros explodem depois de levar um tiro na lataria.
Com as batidas não é muito diferente. Dependendo da conveniência para a história, ou de quem está dirigindo, uma batida comum, dessas que acontecem aos milhares nas estradas todos os dias, é suficiente para transformar o carro numa bola de chamas.
E finalmente....
"Droga, não consigo fugir desse piloto de formula truck" |
Fala sério, o mundo real é tão injusto! Com todas essas diferenças de potência e desempenho e estabilidade entre carros, uma perseguição na vida real seria uma coisa completamente injusta e sem graça.
Ou o fugitivo vai ter o carro melhor e abrir distância fácil, ou o perseguidor vai ter o carro melhor e alcançar o fujão num instante. De um jeito de outro, temos um final tedioso, sem graça, e que não destrói metade da cidade numa perseguição eletrizante. Felizmente, temos Hollywood para nos salvar desse marasmo.
Nas telonas, não importa se é um caminhão de carga perseguindo uma Mercedes, uma Ferrari correndo atrás de um Chevette, ou um Furgão de sorvete tentando alcançar um Mitsubishi. A coisa é muito mais emocionante: os dois carros andam sempre no mesmo ritmo, nunca abrem muita distância entre si, destroem muitas coisas pelo caminho, fazem altas manobras radicais, e a perseguição nunca acaba dessas formas sem graça da vida real.
Huahuaha demais...
ResponderExcluirNo último batman teve uma cena acho de um caminhão fugindo do Batmovel (cade o post sobre o batrepelente, batcueca, batescada?)
e o batmnovel não consegue alcançar o caminhão lol...
tem muitos exemplos legais das situações citadas ai... Muito bom
No 2012 aconteceu quase tudo isso, incluindo o avião que ficou na beiradinha antes de cair.
ResponderExcluirTudo isso acontece naquele filme True Lies até cavalo pulando de edificio.
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=3B7HG8_xbDw
muito bom, o post ficou muuito melhor do que eu imaginava, agora... só ficou ruim em um aspecto,
ResponderExcluirvc deveria saber que existem mais de 100x mais taxis nas cidades dos estados unidos do que aqui no brasil, e realmente basta vc chamar taxi que haverão milhões a sua disposição e a qualquer momento e em qualquer lugar, fato
Cara, FODA DEMAIS! Bahusahsuahsauhsuashau.
ResponderExcluirEsse é um dos melhores blogs que já vi na minha vida [a do volante foi GENIAL!] Bahahaha.
Muito legal o post mesmo.
ResponderExcluirMas procura depois o episódio dos Caçadores de Mitos que eles testam se realmente um tiro certeiro pode explodir um carro x]
E mais um mito falso, é que tudo quanto é tiroteio, não importa a potência das armas, basta se esconder atrás de um carro que você nunca será atingido ;O
Ah não...falou "O" clichê dos carros em filmes de hollywood... Subir na calçada e atropelar uma barraquinha de frutas!!
ResponderExcluirÒtimo o da barraquinha de frutas também, sempre aquelas barraquinhas bem xulé.
ResponderExcluirESQUECEU DO MAIOR CLICHE DE TODOS! Não importa se é filme de ação ou drama, terror ou comédia, desenho ou documentário, SEMPRE AS CHAVES ESTARÃO NO QUEBRA SOL DO CARRO!
ResponderExcluirMuito bem lembrado, esses dez clichês são inevitáveis. Entretanto, o mais irritante nas perseguições é que o perseguido JAMAIS usa o retrovisor, sempre vira a cabeça para trás para ver se está tirando distância ou sendo alcançado. Alguém deveria avisar que essa prática é muito perigosa. Tanto quanto balançar o volante de um lado para o outr.
ResponderExcluirConcordo com tudo mas a perseguição do filme Ronin é muito próxima do real.
ResponderExcluirRi litros com o "piloto de fórmula truck"!!
ResponderExcluirJá vi diversos filmes antigos onde faz parte da trama o mocinho(a) não conseguir pegar um taxi, isso significa que no caminho chuvoso ou depois de chegar, algo vai acontecer.
ResponderExcluirCarros em perseguição nem sempre andam em mesma velocidade, mas sempre tem um que sem querer entra na pista errada e vai pra pista de cima, superior, ao lado da rua, até alcançar o outro.
Os carros não sã ode adamantium. Apesar de realmente não quebrarem tanto quanto o esperado, eles bem que soltam algumas peças e porcas nas quedas.
Vocês esqueceu de citar os carros que em qualquer batida, por mínima que seja, explodem. :)
Abraço.
sem falar das motos....
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