O Sargento Pincel

"Preste atenção, 49!"
Ele é mau!

Ele é muito mau! Ele comanda um exército de seguidores, e tem o plano perfeito pra acabar com a trama do filme. Ele está com tudo preparado pra dominar o mundo, explodir a cidade, sequestrar o presidente, e outras coisas muito mais terríveis! Seu sucesso parece absolutamente inevitável, diante de uma população apavorada e uma polícia encurralada, completamente incapaz de reagir aos seus atos.

Mas não é só isso.

Por alguma conjunção misteriosa de astros que só acontece sobre o território de Hollywood, esse terrível e assustador tirano, líder e comandante do mundo vilanesco, em algum momento do filme sofre uma metamorfose mental e se transforma em um autêntico trapalhão: desastrado, descontrolado, incompetente e, essencialmente, idiota.

"Eu tenho o plano perfeito!"
O Sargento Pincel que se preza, começa o filme numa situação muito boa. Raramente numa história ele vai ser um simples lacaio ou um bandidinho do pé rapado - pelo contrário, o mais normal é que ele esteja em posição de comando, como o grande líder de uma organização criminosa, general de um exército maligno, ou, na pior das hipóteses, o braço direito do imperador do mal.

De alguma forma inexplicável, apesar de toda sua trapalhonice, o Sargento Pincel consegue um nível espetacular de sucesso na primeira metade do filme. Sua intenção maléfica vai indo muito bem, obrigado, e ninguém consegue interferir nos seus planos. A população está completamente entregue, sem reação. Até que o intrépido herói entra em ação.

Nesse momento, o Sargento Pincel se revela.

"Argh! Matem o Brad Pitt! AGORA!"
A partir de agora, tudo que ele faz é um festival de trapalhadas, ataques histéricos e ordens completamente descontroladas, tão imbecis que até um orangotango disléxico saberia que só podem dar errado. E de repente, você começa a imaginar que esse filme nem precisava de um herói - afinal de contas, com um vilão tão retardado, é praticamente inevitável que ele fracasse sozinho.

Para os diretores, esse tipo especial de vilão é uma maravilha. Você tem total liberdade para colocar os mocinhos do filme na maior enrascada imaginável.... pode colocar o destino do mundo nas mãos do vilão, pode fazer a platéia se aterrorizar com uma cena completamente sem saída. Quando a trama está complicada e o herói está encurralado, nada como uma casca de banana e um escorregão do Sargento Pincel para salvar o dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário