O Sancho Pança

O que seria do mundo do cinema se todos os personagens fossem protagonistas? Se todos os bons moços das histórias fossem machões, saradões e infalíveis, o você ia acabar ficando entediado quando fosse ao cinema assistir Missão Impossível XLVII, concorda?

Ainda bem que, graças aos deuses do Olimpo Hollywoodiano, existe o Sancho Pança.

O Sancho Pança é o exato oposto do Clone Bombado. Ele é uma cópia exata do herói, levemente piorada, um pouco menos fodonástico e poderoso. Uma versão light, digamos. Em compensação, enquanto o Clone Bombado é uma ameaça perigosa, o Sancho Pança, apesar de mais fraco, é o fiel escudeiro do herói, um parceiro inseparável, sempre pronto para ajudá-lo a superar os piores obstáculos.

"Wilson, vai buscar o meu café."
A primeira característica do Sancho Pança, e também a mais marcante, é sua amizade profunda e incondicional com o herói da história. O Sancho Pança estará sempre por perto na hora da necessidade, eles sempre enfrentam todos os desafios juntos, e o filme faz questão de mostrar o quanto são parceiros inseparáveis, nos momentos mais difíceis.

O que pouca gente se importa em reparar, claro, é que essa parceria geralmente é de mão única.  Via de regra, é o Sancho Pança que faz tudo pelo protagonista, que o ajuda em tudo, que acompanha tudo que ele quer, e que dá suporte quando o herói o coloca nas maiores frias.

Lógico, você não pagou o ingresso para ver o herói ultra fodão indo ajudar a resolver os problemas de um Zé Mané qualquer, não é verdade? Por isso o Sancho Pança é um autêntico altruísta, que resignadamente dedica a vida a dar suporte ao personagem principal, sem pensar nos seus próprios interesses.

"Que mané homem e mulher o quê!!! Me tragam duas
guerreiras lésbicas seminuas e o filme vai bombar!"
A menos, claro, que os interesses do Sancho Pança sejam o próprio protagonista.

E essa é uma das melhores coisas que podem acontecer para enriquecer o volume de clichês do seu filme. Se o seu herói for homem e o Sancho Pança mulher, ou vice-versa, você já tem de bandeja o gancho para pelo menos 40 minutos de declarações românticas, diálogos sentimentais, mágoas, rompimentos e coisas do tipo. Nada melhor pra encher linguiça em um filme que um casal formado por protagonista e Sancho Pança.

Mas não se esqueça, o verdadeiro Sancho Pança é um altruísta eternamente dedicado ao herói. Portanto, antes de ele se declarar, a dupla tem que passar por várias provações juntos, enfrentar vários perigos, de preferência salvar o mundo ou escapar da morte certa, tudo isso com o Sancho Pança atuando fielmente ao lado do parceiro, demonstrando uma lealdade totalmente sincera e despretensiosa. As demonstrações de paixão só podem aparecer depois que o Sancho Pança demonstrou toda a sua abnegação, e a declaração com a esperada cena do beijo de preferência devem ficar para as cenas finais, depois que já passaram por tudo juntos.

"Sua aranha maldita, eu já disse que é só amizade!"
E por tudo, entenda-se a ameaça de morte iminente, e o momento mais importante da vida do Sancho Pança: a cena em que ele salva a vida do herói.

Todo Sancho Pança que se preza tem esse momento. Afinal, ele tem que mostrar que serve pra alguma coisa, já que passa quase o filme inteiro sendo um peso morto, um clone piorado do protagonista, levemente inferior a ele em tudo que faz.

Até uns 70% do filme, você fica se perguntando se esse ajudante abestalhado tem alguma utilidade além de fazer volume na história. Então vem o grande momento! Por algum motivo durante a luta o herói é derrotado... fica à beira da morte, ou pendurado num precipício, ou tem uma arma apontada pra cabeça, ou é completamente cercado por ciborgues ninjas marcianos. Nesse momento, quando tudo parece perdido, o Sancho Pança tem a sua maior aparição no filme, salva o herói da morte certa, e completa seu ciclo de participação na história. Agora sim, podem partir pra cena do beijo.

Se forem um casal, claro....

13 comentários:

  1. Toltamente LOL :D

    Muito bom como sempre.

    ResponderExcluir
  2. Os ajudantes podem salvar o filme
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ...

    ResponderExcluir
  3. Uooooooowwwwwwww
    Muito massa brow,
    Pensei que cê tinha molido
    Mas ainda bem que voltouuuu
    Com mais uma verdade absoluta

    O sancho pança ofereçe a própria mãe ou a própria mulher pro protagonista, só pra demonstrar a sua fidelidade
    e sempre é maltratado por todos por ser tão solícito

    ResponderExcluir
  4. ebaaaaaaaaaaaa!
    post novo xD
    ótimo como sempre! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    essa da Xena foi forte kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. comecei com esse e li quase o blog todo!!
    ahuahuahuahuahuhauhauha
    adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  6. Se forem um casal? Em que sentido ce falou essa frase? Pode ser dois homens, como duas mulheres, quanto um homem e uma mulher. Não tme problema algum esses casais

    ResponderExcluir
  7. segundo o Aurélio casal é: Par, composto de macho e fêmea ou homem e mulher...
    Se não é casal é aquela situação "dupla de dois" uahauahuhauhaua

    ResponderExcluir
  8. Ótimo, em verdade cheia de sarcasmo muito bom, muitíssimo até.

    Charlie B.

    ResponderExcluir
  9. Pra mim ficou bem claro que ele quis dizer "casal - homem X mulher" nos filmes para que aconteça um romance.

    ResponderExcluir
  10. Exatamente isso, sem contar que na maioria das vezes, o filme termina e nos damos conta que nem lembramos o nome do ajudante. Bem, acho que agora só falta falar dos "sobreviventes que não sobrevivem" como em Jogos Mortais, Shaun of the Dead e mais recentemente Legião.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  11. precisso saber um pouco mais de sancho pança por vafor ao quem mi informa

    ResponderExcluir
  12. quem é o parceiro dele?

    ResponderExcluir