O Velhinho Sabichão

Nem só de heróis másculos e saradões saltando de helicópteros vivem os bons moços do cinema. Assim como na vida real, às vezes a voz da experiência, uma palavra de sabedoria ou muitos anos de vivência fazem mais diferença que músculos.

E, mesmo se por acaso não fizerem, um artefato mágico ultra foderoso, a maestria numa técnica marcial ancestral ou um espírito transbordando de poder interior quebram o galho na hora da pancadaria, e mais que compensam as limitações físicas.

Seja dando conselhos recheados de sabedoria e mistério, agindo como um super personal trainer do jovem protagonista, ou partindo mesmo pra pancadaria com suas habilidades metafísicas, a terceira idade tem seu espaço cativo reservado no almanaque dos clichês cinematógráficos. É hora de conhecermos o Velhinho Sabichão.

"Tudo que eu falar, entender você não poderá"
O protagonista do filme pode ser um super terminator ninja equipado com mísseis teleguiados, mas quando saímos do campo do fisiculturismo, a grandeza do Velhinho Sabichão se revela. E claro, ele é um homem tão experiente, tão sábio, que em poucos minutos de exibição estamos nos perguntando se tem alguma coisa no universo que ele não conheça. Só com auxílio de seus conhecimentos e a consulta à sua sabedoria os heróis do filme conseguirão sucesso em suas missões.

Lógico, a coisa não pode ser assim tão fácil. Na grandeza da sua sabedoria, o Velhinho Sabichão sabe que o filme precisa ter uma trama emocionante, por isso ele não pode entregar o ouro assim de bandeja. Por isso, ainda que o destino do mundo dependa do sucesso dos seus conselhos, ele cumpre seu papel de enriquecer o enredo falando tudo em códigos, metáforas, e enigmas indecifráveis, daqueles que o mocinho só vai entender o significado depois que já não servir pra mais nada. 

"Eu sou mais forte que o Uri Geller!"
Apesar disso, o Velhinho Sabichão é sempre um personagem cativante. Sua fragilidade aparente, seu olhar pesado e carregado de sabedoria, seu jeito gentilmente paternal, além de suas visíveis limitações físicas tornam ele imediatamente uma pessoa que atrai a compaixão da platéia.

E claro, assim como um teste de fé messiânico, jamais ouse pensar em duvidar das capacidades do Velhinho Sabichão!

Mesmo com sua aparência frágil de senhor idoso indefeso, o Velhinho Sabichão tem grandes chances de ser incontestavelmente o personagem mais poderoso da história inteira, superando inclusive o protagonista, de longe. Seus poderes são incomparáveis mas, assim como no caso dos seus conselhos, ele tem a enorme sabedoria de não usá-los. Afinal de contas, isso tiraria toda a emoção da história!

"Aprenda comigo: abre as pernas e vira a mãozinha!"
Se ele só dá conselhos infrutíferos e nunca usa seus poderes fodogênicos, pra quê serve o Velhinho Sabichão, afinal de contas? Essa é fácil! Ele é o personal trainer.

O Velhinho Sabichão é o cara responsável por  aconselhar (de forma misteriosa e incompreensível, não esqueça) e treinar o personagem principal do filme para que ele consiga superar os desafios, vencer os inimigos e finalmente salvar o mundo por si só. Por isso mesmo, ele é o personagem perfeito para contracenar num filme onde o protagonista é o Escolhido.

A grande lição de moral do Velhinho Sabichão, é que o mocinho deve ter auto-confiança, e buscar dentro de si o poder para superar os vilões da história. Quem liga se para dar essa lição ele precisa botar o mundo inteiro em perigo?

12 comentários:

  1. hahahahah

    Sem dúvida o velhinho mais hilário e fodástico é o mestre kame

    ResponderExcluir
  2. o velhinho mais zé ruelinha: Dumbledore.

    ResponderExcluir
  3. Cara, esse é o perfil do oráculo em matrix.

    ResponderExcluir
  4. Dumbledore zé ruela? Dumbledore é o personal trainer mais fodástico do universo (se vc o conhece pelos livros, of course, pq os filmes não fazem justiça ao seu brilhantismo).

    ResponderExcluir
  5. Só não entendi porque tem Gandalf ai.
    Ele não é originário do cinema e sim de um livro que é bem mais velho do que esse clichê

    ResponderExcluir
  6. O Gandalf não é originário, mas o papel dele no romance é de velhinho sabichão. Na verdade se pegar o Senhor dos anéis, por ele ser base de rpg´s, vai ser o que mais deu origem aos clichês, porque foi copiado, como todo clichê é algo repetido/copiado...

    Acho que o autor do texto não quis ofender o personagem colocando ele ali, se não pudesse colocar nenhum clichê aqui por causa das comunidades de fãs ficarem revoltados, não sobraria clichê no mundo.


    O LOTR é pop e o pop não poupa ninguém!

    ResponderExcluir
  7. Vou processar vocês com base no estatudo dos idosos.
    Capitulo VI Art. 26
    "O Idoso tem direito as exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psiquicas".

    ResponderExcluir
  8. Um velhinho fodástico é do filme "Remo, desarmado e perigoso", o cara sabe as horas sem consultar o relógio, esquiva de balas e ainda corre sobre a água.

    ResponderExcluir
  9. Errata, onde se le estatudo o correto é estatuto.

    ResponderExcluir
  10. odeio o mestre dos magos '-'

    ResponderExcluir