O Jagunço

"Mim esmaga!"
O Jagunço é um cara forte.

Não, sério, forte mesmo! Do tipo "forte pra caramba", saca?

Ele é assustadoramente grande, e incrivelmente forte.

E, basicamente, isso é tudo. O Jagunço não tem nenhuma outra função na trama, ou nenhuma relevancia na história, além de ser uma montanha de músculos no caminho do herói.

Ele é grande, ele é forte, ele é assustador. E isso é tudo. Ao contrário de vilões mais elaborados como o Detestável, o Jagunço tem poucas chances de ser o principal antagonista da trama, já que uma das suas características mais importantes é a irrelevância.

"Não fica triste, eu só vou te bater
um pouquinho e já saio de cena."
Um bom Jagunço é sempre um personagem secundário, aquele que aparece, exibe seu porte monstruoso, quebra tudo, põe o protagonista pra correr, e some da história logo em seguida para que os personagens com neurônios possam atuar (ok, ok, os personagens que deveriam ter neurônios).

Apesar de as suas aparições serem visualmente marcantes, o Jagunço não deve nunca esquecer que está ali só pra proporcionar um desvio ligeiro, quase cômico, da história. É muito importante que ele apareça, faça muito barulho, distribua muitas pancadas, mas que, assim que o seu show terminar, à excessão de alguns hematomas e paredes quebradas, tudo esteja exatamente como antes.

O Jagunço que se preza nunca é o chefe. Como o próprio nome sugere, ele é geralmente o número dois, aquele que recebe ordens diretas do vilão e, quem sabe até, o único capaz de demonstrar uma notável superioridade física sobre o herói.

Spoiler: o grandão morre.
Antes do final.
Infelizmente pra ele, também é um dos primeiros a ser derrotado.

Assim como todas as suas aparições, a derrota do Jagunço é um momento eletrizante, cheio de adrenalina, mas insignificante para o contexto da história. A triste sina do Jagunço é enfrentar um fim sem nenhuma glória ou glamour, como uma mera pedra no sapato do herói no seu caminho para derrotar os vilões de verdade.

Uma pedra grande, forte, e incômoda. Mas só uma pedra.

Um comentário: