O Cota Racial

"Morpheus, você é o meu ídolo, cara!"
O tempo passa, o tempo voa... e a Poupança Bamerindus nem existe mais, porque as coisas continuam mudando sem parar.

Hoje em dia, o mundo não tolera mais demonstrações explícitas de preconceitos nem piadas racistas. Estamos vivendo na época do politicamente correto, dos direitos civis, do discurso igualitário.

E o Cota Racial é um sinal dos tempos. Apesar de ele não ser fantástico nem ultra fodogênico como o protagonista do filme, o novo personagem negro dos filmes é gente boa, inteligente, carismático, leal, carisdoso... um poço inesgotável de virtudes, e sem nenhum defeito. Enfim, um modelo de ser humano!

Mas uma coisa não mudou.... ele continua sendo o único negro da história.

De certa forma, não deixa de ser um avanço. Poucos anos atrás, o destino inevitável de todo personagem negro nos filmes de Hollywood era ser um alívio cômico, falar gírias de gueto com um sotaque engraçado, fazer muitas trapalhadas, enfim, ser o bobo da corte. E pior ainda, ser o primeiro a morrer.

"Ei, defunto... conhece aquela piada do urubu?"


"Uhul! Consegui uma vaga no filme!!!"
Os tempos mudaram, as críticas vieram... e o cinema se adaptou à nova realidade.

O personagem negro nos filmes modernos não é mais um bobalhão engraçado, nem está condenado à morte precoce, mas ainda é um solitário.

Para mostrar que não têm preconceitos, os diretores só precisam colocar UM negro na trama. Não importa se é um filme com uma turma de 20 estudantes dando uma festinha. Se tem um negro, para Hollywood, a cota racial está cumprida, os outros 19 podem ser loirinhos e loirinhas dos olhos azuis, com certeza ninguém vai reparar.

"Além de negra ela é mulher e com cabelo esquisito.
Rápido, alguém fale bem dela, é urgente!!!! "
Apesar da solidão, o Cota Racial tem um benefício muito raro de se achar em Hollywood - ele é completamente imune a defeitos.

Traumatizados com as críticas aos estereótipos do "neguinho bobo alegre" e do "negão montanha de músculos sem cérebro" do passado, os diretores perderam a coragem de desenvolver personagens complexos, e resolveram apelar.

Hoje em dia, todo personagem negro é intocável.

Ele não pode ter defeitos, não pode fazer nada de errado ou moralmente repreensível, não pode ter falhas de caráter, e, principalmente, não pode, em hipótese nenhuma, ser o primeiro a morrer. Na cabeça dos produtores, é como se  tratar alguém como uma espécie de café-com-leite do mundo do cinema fosse o mesmo que não ter preconceitos.


"Olha eu ali no cantinho mamãe!"
A notícia triste, no entanto, é que tudo isso ainda não muda o fato que o Cota Racial ainda é um personagem secundário, de pouca relevância, que está ali na história só pra ser o negrinho gente boa, sem relevância para a trama, e que tudo isso ainda é uma demonstração de preconceito.

Se antes existia uma forma de preconceito aberta e descarada, hoje ela é velada, sutil, escondida debaixo dos mantos do politicamente correto, mas está longe de ser extinta.

Tirando algumas excessões como Will Smith fazendo papéis de Escolhido e de Zé Fodão nos seus filmes, hoje o que predomina é o Cota Racial, um cara que entra no filme só pra fazer número e ser aquele personagem coitadinho que ninguém pode falar mal, deixando você na impressão que os diretores do cinema são muito gente boa e não fazem nada preconceituoso.

25 comentários:

  1. lol como os diretores são bonzinhos!!! XD
    Mas em filmes de terror eles ainda se mantêm no mesmo nível.

    ResponderExcluir
  2. Confira também a quantidade impressionante de mulheres negras que são Juízas (de Direito) nas séries e filmes estadunidenses.

    É uma variante desse Cota Racial, e duplamente, ao tentar atender a duas "minorias" ao mesmo tempo. (Aspas pq as mulheres, apesar de maioria demográfica, ainda têm déficit de direitos assegurados).

    ResponderExcluir
  3. Hahahahaha, eu presentia que mais cedo ou mais tarde o "neguinho pararelo à trama" iria aparecer neste blog.
    Sensacional, Mil vezes parabéns pelo blog!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. então o q se fazer se antes os negros sendo os 1 a morrer (era fato) era uma forma preconceituosa agora sendo os secundarios e talz tbm há preconceito haha apow o pior fato disso tudo é que apeans por ser negro sendo ele bom ou ruim tiram a vaga de atores que podem ser melhores e não importa o papel sempre tem um apelo racial do negro com a sociedade.eu sofro...eu perco...eu isso eu aquilo pq sou negro sempre assim até mesmo nos filmes de terror fuck off

    ResponderExcluir
  5. Se não tiver um negro coadjuvante, é pq ele é o presidente dos EUA ou Deus, pra compensar!

    ResponderExcluir
  6. Fora o assunto
    O negocio de cotas na faculdade e ridículo

    ResponderExcluir
  7. cotas no geral é algo deploravel em todas as istituições devemos querer sempre os melhores,existem cotas o cara vai lá não era aquilo que ele queria ae acho que 90% dos casos é assim e aabandona para fazer outro mas uma vez tirando o lugar de alguem que realmente tinha um bom novel e interesse de lá estar odeio esse rebaixamento que todos temos que aguentar cotas fora fuck offf

    ResponderExcluir
  8. Por isso que eu assisto House, kkkkkkkkkkk
    o Foreman é um excelente ator, comeu uma atriz maravilhosa (no seriado clarooo), mas o House chama ele de tudo quanto é apelido discriminatrório e fica de boa do msm jeito!
    Não existem negros ou brancos, existem seres humanos, piadinhas vão existir para os 2 lados, chamar de negão ou de brankelo da na msm.
    As cotas são o maior exemplo de preconceito!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. no estados unidos isso não é nada.... to pouco me fudendo pro cinema de lá.

    o que me incomoda é aqui, onde negro aparece em novela pra fazer serviçal e subir morro. qual foi o último negro que viram na novela, que não representasse um dos dois, ou que novela havia dois ou três negros comuns indo a escola, pegando mulher, indo na balada.

    na nossa sociedade os negros são maioria, mas onde estão eles no nosso cinema e televisão?

    quanto a alguns posts disseram que não vem diferença entre negros e brancos, eu vejo, eu tenho a pele clara pois sou classificado como caucasiano, e pessoas negras tem a pele escura, mas o preconceito não é analisar a cor, preconceito é trata-lo diferente, trato todas pessoas iguais.

    ResponderExcluir
  11. É isso aí, tem que ter cotas mesmo. Esse povo já se fodeu muito 'só por causa da cor', acho justo que tenham uma compensação 'só por causa da cor', até que as coisas achem seu ponto de equilíbrio. Ah, você acha errado? Ponha tua cara à tapa, vai pra rua protestar então. Choradeira em comentários de blogs não vai te levar a lugar algum, pobre criança.

    ResponderExcluir
  12. este tipo de post é revoltante, acho que você devia se informar mais.
    Acredite: O preconceito ou racismo não está somente na cor do cidadão, reflita!

    ResponderExcluir
  13. Me lembrou o quota racial do 'Não é mais um besteirol americano': o cara descreve com precisão a função dele no filme.

    ResponderExcluir
  14. Interessante mesmo, lembra tambem no desenho liga da justiça, em que o hal jordan teve que ser substituído pelo john stuart!

    ResponderExcluir
  15. Existem ótimos atores e atrizes negros inclusive como protagonistas: Morgan Freeman, Denzel Washington, Forest Whitaker, Halle Berry e por aí vai, muitos deles ganhadores de Oscar.
    Agora, querer que em todos filmes hajam personagens relevantes para negros ou qualquer outra etnia racial é demagogia, afinal se destacam os que realmente são bons no que fazem, independente de sua cor ou qualquer outro fator de diferenciação.
    Pra quem não se lembra, Will Smith teria sido o Neo em Matrix, mas rejeitou o papel...não acho que ele tenha sido primeira escolha por uma questão racial.
    Essa coisa de cota é uma coisa muito bonitinha no papel, não acho certo alguém tirar uma vaga de emprego ou em uma universidade de uma pessoa que tem qualificações melhores por ser benefiado de uma cota mínima pra sua etnia.

    ResponderExcluir
  16. Acho que o house é um exemplo péssimo ein, pois o foreman é bondoso, tal, mas é teimoso, e não admite quando está errado.


    ele tem defeitos, ele é complexo.

    só estou dizendo, que colocar o house aí é precipitado.

    ResponderExcluir
  17. o post pareceu não fazer sentido , pois com ja disseram aqui no EUA os negros interpretam sim vários tipos de papéis, seja protagonista, coadjuvante, complexo ou fútil etc, o que revolta é aqui no Brasil mesmo onde só fazem papel de empregado ou favelado, quanto a cotas isso é horrivel, pense num negro que estudou a vida inteira em escola particular e um branco que estudou em escola pública, ambos fazem um concurso, mas o negro sai na vantagem por se negro, isso é muito revoltante.

    ResponderExcluir
  18. Realmente, antigamente o negro era o otario do filme...
    Martin Lawrence, Chris Rock, Eddie Murph, Will Smith(tambem ja foi um negrinho rapper e mongolao, em Fresh Prince) e muitos outros.
    Mas quem eh bom eh bom (Will hoje em dia), e independende da cor vai se dar bem...
    Problema eh alguem falar que o Jack Nicholson eh melhor que o Morgan Freeman e nego ja vim falar que eh racismo!

    ResponderExcluir
  19. "nah"

    Minha cara débil.
    Isso aconteceu no passado, não fomos nos que escravizamos;
    Nos, não somos obrigados a pagar o pato, só por que você quer.

    Segundo;
    Na faculdade uma pessoa tira uma nota boa, mais não pode entrar, porque outra pessoa que tirou nota mais baixa estava com a vaga "reservada"
    É agora você vem dizendo que isso e justo?

    Tesc, Tesc , Tesc

    ResponderExcluir
  20. Poxa, cara ! tem gente que se incomoda até com a raça do sujeito que faz o filme ! Então diz aí, o Brasil seria melhor que os EUA por não incluir negros em papéis relevantes ou de sempre enquadra-los no estereótipo de bandido ? Não creio na tese de que sempre que tem um negro no elenco ele será intocável. Presta atenção ! E esse nazistazinho do ultimo comentário ? Decepcionado por não ser competente e não passar no Vestibular e bota a culpa no negro ! Eita menino frustrado !

    ResponderExcluir
  21. "Decepcionado por não ser competente e não passar no Vestibular e bota a culpa no negro"
    Fail
    Já comecei meu bacharelato

    ResponderExcluir
  22. Bah, sempre reparei nisso.
    Que merda heim...
    Mas mais racista que Power Rangers (O AMERICANO!) não tem como ser... huauauahuahua

    Té.

    ResponderExcluir
  23. axei meio preconceituoso.vc assiste o house ?
    tem certeza ?
    meu filho negros deixaram de ser coitadinhos faz tempo chiche mesm é esse post completamente desnecessario vai se informar um pouco vai querido.

    ResponderExcluir
  24. O Spike Lee faz uma campanha para abolir o clichê do "magical negro", o negro mágico que aparece me vários filmes, um negro sábio que desempenha um papel de guru para os brancos.
    Alguns exemplos:
    Morpheus (Laurence Fishburne) in The Matrix
    Bagger Vance (Will Smith) in The Legend of Bagger Vance
    Morgan Freeman em Driving Miss Daisy

    ResponderExcluir