O Inimigo da América



Responda rápido: Quem são os vilões mais terríveis, maquiavélicos, insensíveis, covardes e malevolentes do mundo?

A julgar pelo que estamos acostumados a assistir nas telonas do cinema, a resposta mais correta é: "depende da época".

O Inimigo da América é uma espécie de vilão mutante - de tempos em tempos ele muda de nacionalidade, sotaque e métodos. De acordo com as conveniências e os problemas de cada geração aqui no mundo real, o Inimigo da América encarna as mais diversas personalidades e capacidades.

Só duas coisas não mudam nunca:

Ele é estrangeiro, e ele é a encarnação do mal.

"Snif... já é a 450ª paróida de 'A Queda' no Youtube..."

A característica mais importante de um bom Inimigo da América, obviamente, é a sua total falta de caráter e maldade sem limites.

Ele é um tipo muito especial de Detestável, que existe no filme para lembrar a platéia de como os estrangeiros são a encarnação do demônio, comedores de criancinhas, fanáticos destruidores irracionais, e outras coisas do tipo, capazes de qualquer tipo de atrocidade para cumprir seus objetivos sombrios.

Já a nacionalidade do Inimigo da América varia de acordo com a época. Obviamente, ele nunca vai ser estadunidense, mas é sempre dos desafetos dos Estados Unidos que vai sair o "povo mau" da moda.

Nos primórdios do cinema, os cowboys eram os mocinhos e os índios, os malignos sem coração. Nos tempos da Guerra Fria eram os soviéticos. Em meados da década de 80, quando o poder econômico do Japão começou a incomodar, o cinema começou a se encher de ninjas assassinos malignos. Os alemães, claro, são os eternos hors-concours.... e hoje temos os famigerados árabes muçulmanos, a mais nova personificação do mal.


"Aula de hoje: Como jogar idosos escada abaixo e
estuprar criancinhas indefesas ao mesmo tempo."
Outra característica muito curiosa do Inimigo da América é que ele nunca é uma pessoa sozinha.

Sejam russos, alemães, japoneses, árabes ou chineses (quem sabe em breve?), eles sempre aparecem em bando, como uma verdadeira horda de malfeitores assassinos destruidora da moral e dos bons costumes.

Por mais tecnológico que seja o seu país de origem e por mais genial que seja o seu líder, capaz de elaborar tramas hiper-complexas de dominação mundial, os Inimigos da América são sempre uma gangue de sádicos idiotas, cometendo maldades por puro prazer de parecer detestável.

Também é importante que o Inimigo da América não tenha nenhum objetivo muito técnico ou racional para suas tramas. Geralmente "destruir o mundo" ou só "destruir os Estados Unidos" já são o suficiente.


"Rá! Tome essa seu russo arrogante, inescrupuloso
e praticante de dopping! Meu shortinho é muito
mais sexy que o seu!"

Bem.... mostrar o quanto os estrangeiros são perigosos é só a primeira parte da razão de existir do Inimigo da América. Nada disso teria sentido se toda essa malevolência não pudesse ter um fim.

A verdadeira razão de existir de um Inimigo da América, é claro, é ser derrotado por um herói solitário estadunidense.

Todo Inimigo da América acaba invariavelmente tendo esse destino, ser humilhado e ter seus planos estragados por um autênico Zé Fodão "made in USA", um verdadeiro guardião da virtude e de tudo que há de bom na humanidade.

Se nos momentos finais o duelo terminar com um discurso sobre liberdade e democracia então, melhor ainda!

6 comentários:

  1. não se pode esquecer dos vietcongs e dos guerrilheiros colombianos!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostava dos ninjas loucos e assassinos! -N

    ResponderExcluir
  3. hahaha... seu sarcasmo me anima xD...

    E sempre Assim, Quem ai ja viu aquele filme.. Falção negro em perigo? quem viu sabe que mostra os Nigerianos (ou seja la quem for) como animais que Inracionais que so querem matar pessoas inocentes e americanos...

    os Americanos matarão uma porrada de gente e quando Americanos morria so falta-va chamar o presidente da Republica!

    Uma Putaria como sempre...

    ResponderExcluir
  4. "Sejam russos, alemães, japoneses, árabes ou chineses (quem sabe em breve?)"

    ja tem um filme falando dos chineses como ameaça: stealth ameaça invisivel, onde no final apos destruir um exercito chines inteiro, sobra é claro o piloto fodão americano e o boss chines insanguentado louco gritando com uma metralhadora atirando pra todo lado.

    ResponderExcluir
  5. FUCK YOU! IF WE DID'T EXIST YOU ALL WOULD BE TALKING GERMAN OR JAPANESE! SUCK AMERICA'S COCK!

    ResponderExcluir