O Formiga Operária

"Oh, dura vida de rico solitário..."
Pobre do Formiga Operária...

Esse triste e solitário ricaço disputa com o Quase o título de quem dá mais duro na vida. E, claro, como todo mundo que disputa com o Quase, ele vence.

De lavada.

O Formiga Operária não se contenta em apenas dar duro e ter sucesso. Ele é incansável, ele é insaciável, e para chegar mais e mais longe na carreira ele não tem medo de sacrificar nada, muito menos a coisa mais irrelevante e contraproducente de todas: a sua vida pessoal.

"Mamãe, o papai não vai assistir o meu jogo
de beisebol de novo? Snif snif"
Se o seu filme precisa de um pouco de drama familiar ou algum tipo de lição de vida, o Formiga Operária é o cara perfeito.

Esse autêntico workaholic não tem tempo para perder com família. Ele vive sozinho, ou foi abandonado pela ex-esposa, ou melhor ainda, passa o primeiro terço da história decepcionando a esposa, os pais, os filhos, e todo mundo possível com a sua distância, indiferença, e as ausências nos eventos do filho na escolinha.

E tentar abrir os seus olhos é inútil. O Formiga Operária não pensa em nada a não ser na sua carreira. Conseguir aquela promoção, vencer aquela concorrência ou a reunião com o conselho de acionistas, são as únicas coisas com que ele se importa.

"E daí que é Natal? Ligue pros meus
fornecedores chineses."
Um bom Formiga Operária começa o filme dando mostras pujantes do seu sucesso formidável logo nas primeiras cenas. Carrão de luxo, um apartamento super high-tech e funcional, cheio de parafernálias e peças de decoração caríssimas. Em um minuto estamos navegando pelo mundo corporativo, onde o nosso amigo passa agitado, atendendo dezenas de ligações no celular, dando ordens para os empregados e agendando coisas com a secretária - de preferência tudo ao mesmo tempo.

Durante essas cenas iniciais o Formiga Operária faz questão de deixar claro sua frieza, e o quanto não se importa com as pessoas ao seu redor.

Mas então, o que diferencia o Formiga Operária de um mero Detestável?

A Redenção.

"Descobri o segredo da felicidade...
picolé de limão e Charlize Theron"

Com o desenvolvimento da trama, vai acontecer alguma coisa muito grave, que vai mudar completamente a vida do Formiga Operária.

Por algum motivo ele vai se dar conta que a sua vida era vazia e sem sentido, que todas aquelas coisas caras que o dinheiro do seu sucesso trazia, não valiam a pena, e que a frieza das coisas materiais não era capaz de lhe trazer felicidade.

Num final emocionante, o Formiga Operária aprende a lição da cigarra, de que a vida só vale a pena realmente nas coisas simples, na família, no amor verdadeiro, em passear com os pimpolhos numa praia ensolarada, essas coisas todas.

Não é emocionante?

2 comentários:

  1. Z (Formiguinhaz) vai discordar desse clichê, vai sim.

    Qual o nome do clichê pra tipos como o Z? O lugar-comum que faz de tudo pra ser especial? É o contrário do Escolhido.

    Cara, rio mto com as legendas xD

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, muito bom!
    A lista de formigas é infinita XD

    ResponderExcluir