O Quase

"90% de transpiração!"
O Quase é um verdadeiro desafortunado na vida.... ou quase. Na verdade, ele é até relativamente bem sucedido. Seu único erro, no entanto, foi ter acreditado em Thomas Edison e aquela baboseira toda sobre sucesso e transpiração.

O Quase é aquele cara que deu duro na vida, como todas as pessoas, teoricamente, deveriam fazer. Com muito trabalho, dedicação e esforço, ele se tornou um super especialista em alguma coisa. Depois de tantos e tantos incansáveis anos de estudo e treinamento, finalmente ele se tornou o melhor naquilo que faz.

Ou quase...

"Você pode ter anos de FBI,
mas eu amo meu irmão!"
Em todo filme que se preze, o Quase está irremediavelmente fadado a ser superado, exatamente no seu ramo de especialidade.

E essa derrota vai ser ainda mais humilhante porque ele será superado por uma pessoa que deveria ser completamente incompetente no assunto, que não tem nem 10% do seu conhecimento ou experiência.

O que ele não contava, é que essa pessoa provavelmente é o Escolhido ou o Zé Fodão, e esses personagens nunca estão limitados por esses detalhes mundanos como treinamento, experiência, estudo... afinal, todo mundo sabe que amor familiar, sede de vingança, um coração justo ou uma pose de machão são muito mais importantes em qualquer situação.

"Depois dessa aula, já sei domar
o Toruk. Conforme-se, cara!"
Como se não bastasse ser superado na sua própria especialidade por um cara que tem noções básicas do assunto, o Quase muitas vezes tem que enfrentar uma humilhação ainda pior: geralmente, essa derrota vai ser por um motivo besta... um detalhe totalmente idiota que o Quase milagrosamente esqueceu de notar, mas o nosso herói, do alto da sua astúcia, foi capaz de deduzir quase que instintivamente.


Nenhum Quase é bom o bastante para o protagonista. Ele pode até ser um samurai oriental treinado com décadas de disciplina e prática, mas nada que um americano saradão com 2 aulas de judô não resolva.

Ou quem sabe é um cientista aclamado internacionalmente tentando descobrir a cura de uma doença? Pode apostar que a aluna do primeiro período de biologia vai conseguir primeiro, pra salvar o seu namoradinho doente.

"Desista, Ocelot! Você é apenas o
melhor pistoleiro de todos os tempos,
não tem nenhuma chance!"
O Quase é um dos poucos tipos de personagem que podem ser encontrados dos dois lados da história - dos mocinhos e dos vilões. Se for um mocinho, no momento da superação ele vai aceitar a sua inferioridade, com um sorriso resignado, conformado em ser o número 2. Se for um vilão, ele vai se indignar com a derrota, e nesse momento inclusive ele corre o risco de sofrer um ataque histérico transformando-se no Sgt. Pincel.

Moral da história? Meritocracia pode ser muito bonito na teoria, mas, nas poltronas dos cinemas, ninguém fica muito empolgado por ver o trabalho duro e a dedicação sendo recompensados com sucesso. Ética à parte, nossos espíritos de porco se deliciam vendo a transpiração ser superada pelos 10% de inspiração...

3 comentários:

  1. verdade, verdade ._.

    mas eu fico inconformada quando isso acontece, quer dizer o cara é mo fodão e é superado por um zé ruela, isso me dá muita raiva .-.

    ResponderExcluir
  2. Bacana o blog. Assuntos interessantes, com humor na medida e textos bem escritos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Incrível o seu blog. parabéns.

    ResponderExcluir