Os Clichês que você não encontra em "A Origem"

Ok, ok, (quase) todo mundo mundo concorda que Inception, lamentavelmente traduzido como "A Origem", é um daqueles filmes pra ser lembrado por décadas.

O que pouca gente percebeu é que não é só a história "inédita" o  mérito do filme. Mesmo com todo esse cenário criativo e idéias perturbadoras, "A Origem" poderia ter sido um festival de clichês se o diretor fosse só um pouquinho mais relaxado com os personagens.

Acompanhe aqui a lista elaborada pelo Clichezando dos principais clichês que não aconteceram em Inception.

"Droga, matei a aula de Kung Fu."
1. Cobb não é o "Escolhido"

A tentação é grande... um personagem ordinário e cheio de problemas na "vida real", entra num mundo de sonhos onde tudo é possível.

Não é qualquer diretor que resistiria à tentação de transformar Leonardo di Caprio num novo Escolhido, que assim que entra no sonho começa a voar, distribuir voadoras cósmicas e explodir quarteirões com o pensamento.

Felizmente, Cobb continua o mesmo personagem atormentado e problemático em todos os níveis de sonhos, sem nunca virar um super-herói.

"Você me decepcionou...."
2. Saito não é o "Poderoso Chefão"

Essa era mais fácil ainda.

O Saito das primeiras cenas tinha tudo pra ser aquele grande chefão criminoso, frio e calculista, de fala mansa e temperamento errático. Daquele tipo que controla o mundo do crime e assassina os seus serviçais a sangue frio pelo erro mais banal.

Pra sua sorte, ao longo do filme ele se desenvolve em um personagem muito mais completo e humano, com seus problemas e fragilidades pessoais.

"Se do sentido da vida duvidares
a verdade a ti se revelará..."
3. Miles não é o "Velhinho Sabichão"

No meio da sua busca por redenção, Cobb vai procurar conselhos com seu ex-sogro e mentor, Miles.

Está armada a situação perfeita para sermos apresentados a mais um típico Velhinho Sabichão, com direito a falas enigmáticas, conselhos incompreensíveis, e aquela velha atitude de quem sabe a resposta para todos os problemas do mundo, mas não o faz para dar a chance do herói cumprir a sua jornada e descobrir por si só.

Mas Miles é apenas um velho professor que não sabe o sentido da vida, ajuda o herói de uma forma bem direta e oferece uns conselhos perfeitamente normais.


"Vai encarar?"
4. Eames não é o "Macho Man"

Essa passou perto.

Durante todo o filme, ele tem uma certa pose daquele cara durão, estilo Pit Boy, cheio de marra, que resolve tudo na porrada.

Ainda bem que fica só nessa "certa" pose. Apesar de ter passado de raspão nesse clichê, Eames conseguiu ser um personagem levemente mais profundo que a tradicional montanha de músculos que é a versão heróica do Jagunço.


"Esse sonho é pequeno demais
pra nós dois, meu querido."
5. Mal não é a "Femme Fatale"

Você precisa confessar. As primeiras aparições da Mal em Inception fazem um péssimo prenúncio sobre essa personagem.

Atire a primeira pedra quem não pensou que ela fosse ser aquela típica super-espiã ágil e sedutora, cheia de truques, aquela espécie de antagonista que fica o tempo todo perseguindo e sabotando os planos do herói enquanto os dois vivem um leve e turbulento affair.

Pra nossa felicidade isso não acontece, e Mal acaba sendo uma das personagens chave da trama de uma forma muito mais interessante.


"Isso.. vira as costas, otário!"
6. Arthur não é o Traidor.

Não que ele demonstre muita coisa nesse sentido... mas a maioria dos filmes com um pequeno grupo normalmente tem o traidor.

E como Arthur é o mais engomadinho, mais silencioso e tem o papel menos relevante do grupo, ele é o candidato ideal para traidor da confiança dos heróis.

Mas mesmo sendo relegado à semi-insignificância, Arthur não cai nessa tentação.


"Ops... acho que mim soltar um pum!"
7. Yusuf não é o "Bobo da Corte"

Quer alguma coisa mais lógica e automática que um estrangeiro de um país periférico fazendo papel de debilóide num filme?

É fácil demais! É tentador demais!

Coloque um sotaque engraçado, uma aparência tosca e uns hábitos bizarros e você tem um personagem pronto pra escorregar nas cascas de bananas, andar cheio de trejeitos cômicos e fazer altas trapalhadas pra arrancar risadas da platéia.

Em vez disso, Yusuf é um estrangeiro simpático, porém muito sério e confiante.

"Pff.. que ralé...
Não me misturo com essa gentalha!"
8. Fischer não é o Detestável.

Pegue um empresário rico. Melhor ainda! Pegue o filho mimado de um empresário multimilionário.

Não precisa mais nada. Só de apresentar seus antecedentes, você já tem uma platéia pronta pra odiar um personagem Detestável. O filme nem precisa se esforçar pra concluir o clichê, pois a platéia já pré estabelece um personagem sem escrúpulos, ganancioso, esnobe, egoísta.

Mas Fischer é um personagem muito mais completo que isso, com seus próprios medos, traumas, dúvidas...

"Oh Cobb, você me ensinou tanto..."
9. Ariadne não é a Donzela Indefesa

Uma jovenzinha acompanhando o herói e aprendendo tudo sobre um mundo novo de aventuras e perigos.

Precisa de mais que isso pra você imaginar imediatamente uma Donzela Indefesa, frágil e e ingênua, se metendo em encrencas, sendo resgatada e, finalmente, encontrando o amor nos braços firmes e protetores do herói?

Felizmente, para escapar do clichê final, apesar da sua aparência jovial, Ariadne é uma personagem bastante adulta, auto-suficiente e interessante.

3 comentários:

  1. Muito bom! acabei de assistir o filme.merece todos os creditos.

    ResponderExcluir
  2. "mais silencioso e tem o papel menos relevante do grupo"

    Menos relevante? Não mesmo! Arthur tem a importante função de manter a ordem nas ações do grupo (por isso que a função dele é chamada de Point Man) e fazer a pesquisa necessária pra atingir o alvo de forma eficaz.

    ResponderExcluir
  3. Sabe, as vezes você cita um personagem que não está na lista de "Os Personagens". Devia por cara, o melhor tipo de postagem

    ResponderExcluir