O Detestável

"Resolva isso, sua lesma paralítica,
antes que eu te demita."
O Detestável não é apenas um vilão comum.

Enquanto os outros caras malvados estão preocupados com coisas secundárias como dominar o mundo, ficar rico a qualquer custo ou sabotar o relacionamento da Sandra Bullock, o Detestável está concentrado no que realmente importa para um vilão: ser odioso, arrogante, repulsivo, prepotente e, principalmente, deixar isso bem claro para todos ao seu redor.

E ele não poupa esforços para isso.

"Cara, bater na mulher é o que há!"
Desde a primeira cena, o Detestável deixa bem claro a que veio. Ele não faz o mínimo esforço para disfarçar a sua total insensibilidade e falta de escrúpulos, e é capaz de ganhar o ódio da platéia já no primeiro take, custe o que custar.

Maltratando criancinhas, abusando de velhinhas doentes, humilhando seus empregados, enganando a mocinha ingênua, fazendo falcatruas financeiras contra o parceiro... qualquer coisa que seja socialmente abominável, o Detestável vai fazer o tempo todo, geralmente acompanhados de uma frase de desprezo, para deixar bem claro que, além de ser um crápula sem caráter, ele não dá a mínima pro que as pessoas pensam sobre isso.

"Estão olhando o quê?"
Um Detestável do lado dos caras maus já é o bastante, mas nem sempre é assim. Muitas vezes, o Detestável esperto começa o filme do lado dos mocinhos... afinal, trair os companheiros é uma das maneiras mais eficientes de ser odiado. Sacanear os próprios parceiros por causa da sua ganância e frieza é ódio instantâneo e garantido, desde o tempo de Judas!

Em termos de trama, o Detestável e um dos vilões mais difíceis de se derrotar. Ele não faz as trapalhadas do Sgt. Pincel, e dificilmente vai ser derrotado nas suas próprias artimanhas como o Quase. Para ser realmente detestável, ele precisa representar um desafio muito difícil para os bons moços, e não raramente vai ser o vilão principal da história.

Um comentário:

  1. Eu sinto um ódionaperuca do cara que tem um plano e quer seguí-lo de qqr jeito, passando por cima das ordens de seu superior, por exemplo. O general q tem como única solução explodir a cidade toda, qdo a mesma poderia ser evacuada com um pouquinho de paciência, como sugere o fucking presidente. Mas nããããão, 2 segundos são preciosos demais e ele tenta convencer todo mundo de que a sua solução é a melhor. Perde tempo vendendo sua idéia ENQUANTO A CIDADE PODERIA ESTAR SENDO EVACUADA.

    ResponderExcluir